Dentre as muitas belezas do Estado do Rio de Janeiro, uma das mais famosa é a cidade de Paraty! Indicamos essa cidade histórica como um dos melhores destinos para uma viagem bate e volta saindo do Rio. Mas por que as pessoas se encantam tanto por Paraty? Por que todos que a visitam sempre querem voltar?
Comecemos pelo óbvio: o Centro Histórico da cidade. Durante o período colonial, Paraty foi o mais importante porto exportador de ouro de todo o Brasil. Esse papel fez com que o comércio se desenvolvesse fortemente na cidade, assim como também o tráfico de escravos.
Foi com mão de obra escrava que as ruas de Paraty foram construídas. As pedras são por muitas vezes irregulares, pois foram feitas por escravos crianças o que gerou o nome de calçamento “pé de moleque”.
Ainda hoje o Centro possui o calçamento original, assim como muitos dos casarões também tiveram ao menos sua fachada preservadas fazendo jus à definição da UNESCO como o “conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso”.
Engana-se quem pensa que a fama da cachaça feita em Paraty é coisa recente. Paraty foi a mais importante produtora de cachaça do Brasil Colônia. Estima-se que a produção tenha começado por volta do século XVII e nunca mais parou. Ainda hoje existem destilarias e muitas os turistas podem visitar e provar os vários tipos de cachaça na hora.
Paraty também realiza anualmente durante o frio mês de agosto o “Festival da cachaça, cultura e sabores de Paraty“. A Festa da Cachaça, como é popularmente conhecida atrai muitos turistas todo o ano e virou um dos eventos mais tradicionais da cidade.
Apesar de existirem praias em Paraty de fácil acesso, as mais bonitas da região são as que só se consegue chegar de barco. É grande a oferta de passeios na cidade (não existe um pacote fechado com os lugares a serem visitados, cada agência faz seu próprio “combo”), mas entre os lugares mais bonitos para se visitar estão: a baía de Paraty, a Praia do Lula e a Lagoa Azul.
Cansou da cidade e quer fugir para um lugar mais “natural”? Trindade está logo ali! A vila ainda faz parte da cidade de Paraty, mas tem um clima totalmente diferente. Trindade ainda conserva o “ar” de pequena vila de pescadores e suas praias possuem grande extensão de areia e são – ao menos na nossa opinião – as mais bonitas da cidade!
Praia Brava, Cepilho, Praia do Meio, Cachadaço, Cachoeira da “Pedra que engole” e as piscinas naturais. Essas são apenas alguns exemplos das belezas de Trindade.
A enseada do Sono fica perto da vila de Trindade e é uma área praticamente isolada do resto da cidade e, portanto, bem menos turística. A praia só é acessível por barco ou por uma trilha de 1h30, ambos partindo da região de Laranjeiras.
A enseada conta com várias praias lindas e quase intocadas e até cachoeira, mas só é possível acampar por lá. Paraíso dos mochileiros, é um lugar para esquecer telefone, internet e qualquer sinal da vida moderna e só curtir a natureza.
Criada em 2003 a FLIP também se tornou um dos maiores eventos da cidade. A Festa Literária reúne autores, artistas e público com a proposta de homenagear os grandes nomes da nossa literatura, mas também de promover uma grande conversa entre todos sobre todos os ramos da arte.
A FLIP é diferente porque não coloca os autores em grandes patamares. A proposta é justamente o contrário e traze-los para perto do público. Mais informações em flip.org.br.
Cidades históricas geralmente remetem à calmaria e tranquilidade. Paraty tem essa vibe, mas também tem vida noturna. O próprio Centro Histórico conta com vários bares e restaurantes que oferecem todos os tipos de culinária. Alguns com música ao vivo, outros com mesas ao ar livre; menu com tradicionais comidas de boteco ou com cozinha especializada em culinária internacional… Tem de tudo, para todos os gostos e todos os bolsos.
E então que você além de fazer tudo o que já listamos acima também quer surfar… Ubatuba é logo ali! É bem comum que os turistas se hospedem em Paraty, pela maior diversidade de atrações e tirem alguns dias para ir até Ubatuba pegar umas ondas. As praias Brava e do Cepilho em Trindade também rendem boas ondas, mas para quem curte mesmo o esporte também vale dar um pulo em Ubatuba.
Embora a gente não acredite muito em lugares em que “não é possível levar crianças”, claro que concordamos que alguns são mais fáceis de entreter os pequenos do que outros. Paraty é ótima para crianças de todas as idades. A cidade é colorida, chama a atenção deles logo de cara pela diferença com as cidades grandes e ainda é um dos lugares em que não tem problema deixar as crianças correrem e brincarem sozinhas.
Sim, Paraty também é uma das cidades mais procuradas por mochileiros brasileiros e também estrangeiros. Além da grande oferta de hostels/albergues na região, o que atrai muito essa galera é o clima cosmopolita da cidade. Essa mistura de todos os motivos que descrevemos acima; o antigo com o moderno, o refinado com o rústico, lugares “intocados” com pontos bem turísticos… Tudo isso fazem de Paraty o “combo” perfeito não só para mochileiros como para todos os tipos de visitantes.