Fone: (11) 2431-2007

E-mail: viagens@oliviatour.tur.br

10 motivos que tornam Paraty uma cidade imperdível


Image
10 motivos que tornam Paraty uma cidade imperdível

Dentre as muitas belezas do Estado do Rio de Janeiro, uma das mais famosa é a cidade de Paraty! Indicamos essa cidade histórica como um dos melhores destinos para uma viagem bate e volta saindo do Rio. Mas por que as pessoas se encantam tanto por Paraty? Por que todos que a visitam sempre querem voltar? 

1 – Centro Histórico de Paraty

Comecemos pelo óbvio: o Centro Histórico da cidade. Durante o período colonial, Paraty foi o mais importante porto exportador de ouro de todo o Brasil. Esse papel fez com que o comércio se desenvolvesse fortemente na cidade, assim como também o tráfico de escravos.

Foi com mão de obra escrava que as ruas de Paraty foram construídas. As pedras são por muitas vezes irregulares, pois foram feitas por escravos crianças o que gerou o nome de calçamento “pé de moleque”.

Ainda hoje o Centro possui o calçamento original, assim como muitos dos casarões também tiveram ao menos sua fachada preservadas fazendo jus à definição da UNESCO como o “conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso”.

2 – Cachaça artesanal de Paraty

Engana-se quem pensa que a fama da cachaça feita em Paraty é coisa recente. Paraty foi a mais importante produtora de cachaça do Brasil Colônia. Estima-se que a produção tenha começado por volta do século XVII e nunca mais parou. Ainda hoje existem destilarias e muitas os turistas podem visitar e provar os vários tipos de cachaça na hora.

Paraty também realiza anualmente durante o frio mês de agosto o “Festival da cachaça, cultura e sabores de Paraty“. A Festa da Cachaça, como é popularmente conhecida atrai muitos turistas todo o ano e virou um dos eventos mais tradicionais da cidade.

3 – Passeio de barco

Apesar de existirem praias em Paraty de fácil acesso, as mais bonitas da região são as que só se consegue chegar de barco. É grande a oferta de passeios na cidade (não existe um pacote fechado com os lugares a serem visitados, cada agência faz seu próprio “combo”), mas entre os lugares mais bonitos para se visitar estão: a baía de Paraty, a Praia do Lula e a Lagoa Azul.

4 – Praias de Trindade

Cansou da cidade e quer fugir para um lugar mais “natural”? Trindade está logo ali! A vila ainda faz parte da cidade de Paraty, mas tem um clima totalmente diferente. Trindade ainda conserva o “ar” de pequena vila de pescadores e suas praias possuem grande extensão de areia e são – ao menos na nossa opinião – as mais bonitas da cidade!

Praia Brava, Cepilho, Praia do Meio, Cachadaço, Cachoeira da “Pedra que engole” e as piscinas naturais. Essas são apenas alguns exemplos das belezas de Trindade.

5 – Praia do Sono

A enseada do Sono fica perto da vila de Trindade e é uma área praticamente isolada do resto da cidade e, portanto, bem menos turística. A praia só é acessível por barco ou por uma trilha de 1h30, ambos partindo da região de Laranjeiras.

A enseada conta com várias praias lindas e quase intocadas e até cachoeira, mas só é possível acampar por lá. Paraíso dos mochileiros, é um lugar para esquecer telefone, internet e qualquer sinal da vida moderna e só curtir a natureza.

6 – FLIP – Festa Literária de Paraty

Criada em 2003 a FLIP também se tornou um dos maiores eventos da cidade. A Festa Literária reúne autores, artistas e público com a proposta de homenagear os grandes nomes da nossa literatura, mas também de promover uma grande conversa entre todos sobre todos os ramos da arte.

A FLIP é diferente porque não coloca os autores em grandes patamares. A proposta é justamente o contrário e traze-los para perto do público. Mais informações em flip.org.br.

7 – Vida noturna / Gastronomia em Paraty

Cidades históricas geralmente remetem à calmaria e tranquilidade. Paraty tem essa vibe, mas também tem vida noturna. O próprio Centro Histórico conta com vários bares e restaurantes que oferecem todos os tipos de culinária. Alguns com música ao vivo, outros com mesas ao ar livre; menu com tradicionais comidas de boteco ou com cozinha especializada em culinária internacional… Tem de tudo, para todos os gostos e todos os bolsos.

8 – Ubatuba é logo ali perto de Paraty!

E então que você além de fazer tudo o que já listamos acima também quer surfar… Ubatuba é logo ali! É bem comum que os turistas se hospedem em Paraty, pela maior diversidade de atrações e tirem alguns dias para ir até Ubatuba pegar umas ondas. As praias Brava e do Cepilho em Trindade também rendem boas ondas, mas para quem curte mesmo o esporte também vale dar um pulo em Ubatuba.

9 – Destino “kids friendly”

Embora a gente não acredite muito em lugares em que “não é possível levar crianças”, claro que concordamos que alguns são mais fáceis de entreter os pequenos do que outros. Paraty é ótima para crianças de todas as idades. A cidade é colorida, chama a atenção deles logo de cara pela diferença com as cidades grandes e ainda é um dos lugares em que não tem problema deixar as crianças correrem e brincarem sozinhas.

10 – Destino “mochileiros friendly”

Sim, Paraty também é uma das cidades mais procuradas por mochileiros brasileiros e também estrangeiros. Além da grande oferta de hostels/albergues na região, o que atrai muito essa galera é o clima cosmopolita da cidade. Essa mistura de todos os motivos que descrevemos acima; o antigo com o moderno, o refinado com o rústico, lugares “intocados” com pontos bem turísticos… Tudo isso fazem de Paraty o “combo” perfeito não só para mochileiros como para todos os tipos de visitantes.